segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bullying no contexto Educacional

Caros colegas educadores, recomendo a leitura do artigo abaixo dada a sua importância no contexto educacional em que estamos inseridos.


                    Bullying no contexto histórico educacional
                                                               Laura Angélica da silva Baldoíno

                                                                Angela Cristina Da Silva Duarte

                                                                    Cleida Maria Balbino Capeli

                                                                          Eulina da Silva Castro

                                         Introdução

        O bullying é um fenômeno  tão antigo quanto a própria instituição denominada  escola. O tema só começou a ser abordado na década de 70 na Suécia, onde grande parte da sociedade demonstrou preocupação com a violência entre estudantes e suas consequências no âmbito escolar.

                 Pesquisa sobre o fenômeno estima-se que de 5% a 35% das crianças em idade escolar estejam envolvidas em condutas agressivas no ambiente educacional.

                 Nos Estados Unidos, o bullying é motivo de grande tensão e interesse, uma vez que há o fenômeno cresce de forma exponencial, aponto de os estudiosos no assunto o classificarem como um conflito global.

                 No Brasil, as pesquisas e a atenção voltadas ao tem a ainda se dão de forma incipiente, no período de 2002 foi direcionado aos alunos um questionário distribuídos com questões pertinentes AP bullying o qual após análise apontaram que as agressões ocorrem principalmente na própria sala de aula, durante o recreio e no portão das escolas.

                 O bullying ocorre  em todas as escolas, independentemente de sua tradição, localização ou poder aquisitivo dos alunos. Pode-se afirmar que está presente de forma democrática, em 100% das escolas em todo o mundo, públicas ou particulares.

                                  Formas de bullying

                Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas

de praticar o bullying:

                                             Verbal

            Insultar

            Ofender

            Xingar

            Fazer gozações

            Colocar apelidos pejorativos

            Fazer piadas ofensivas

                                   Físico e Material

            Bater

            Chutar

            Espancar

            Empurrar

            Ferir

            Beliscar

            Roubar, furtar ou destruir.

            Atirar objetos contra as vítimas

                                   Psicológico e moral

     Irritar
     Humilhar
     Isolar
     Ignorar, desprezar ou fazer pouco caso.
     Discriminar
     Perseguir

                                           Sexual

     Abusar
     Violentar
     Assediar
     Insinuar

Este tipo de comportamento desprezível costuma ocorrer entre meninos com meninas
e meninos com meninos.

           Consequências psíquicas e comportamentais do bullying

Sintomas Psicomáticos:

O s pacientes tendem a apresentar diversos sintomas físicos entre os quais podemos destacar cefaleia ( dor de cabeça, cansaço crônico, insônia, dificuldades de concentração, náuseas, enjoo, calafrios, tensão muscular, formigamentos).

Transtorno do pânico:

Dos casos clínicos apresentados, transtorno do pânico e caracterizado pelo medo
intenso e influenciado, que parece surgir do nada.

Transtorno de ansiedade social:

A fobia social, também conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções ou de estar sendo julgado e avaliado negativamente.

O fóbico social de hoje pode ter o transtorno deflagrado em função das inúmeras
humilhações no seu passado escolar, danos e sofrimentos que são capazes de se refletir por toda uma existência.

Anorexia e Bulimia

Os transtornos alimentares  mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosa, se caracteriza  pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar com grave distorção da sua imagem corporal.

                       Os protagonistas do bullying Escolar

As vítimas 1.1

As vítimas típicas são alunos que apresentam pouca habilidade de socialização. Em geral são tímidos ou reservados, e não consegue reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigidos contra elas. Normalmente são mais frágeis fisicamente.

As Vítimas 1.2 ( No Ambiente Escolar)

. No recreio,encontram-se frequentemente isoladas do grupo ou perto de algum
adulto que possa protegê-las : professor,inspetor os cantineiros etc.

. Na sala de aula, apresentam postura retraída. Têm extrema dificuldade em perguntar algo ao professor ou imitir sua opinião para os demais alunos. Deixam explicitas suas inseguranças e ansiedades.

. Mostra- se comumente tristes, deprimidas ou aflitas.

. Nos jogos ou atividades em grupo, sempre são as últimas a serem escolhidas.

. Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares.

No Ambiente em Casa

. Frequentemente se queixam de dores de cabeça, enjoo, dores de cabeça, enjoo, dor de estômago, torturas, vômitos, perda de apetite, insônia.

. Mudanças frequentes e intensas de estado de humor.

. Não respeita hierarquias, como a diferença de idade ou de força física
entre seus familiares.

Agressores

Eles podem ser de ambos os sexos. O agressor pode agir sozinho ou em grupo.

Os agressores apresentam desde muito cedo, aversão ás normas, não aceitam serem
contrariados ou frustrados, geralmente estão envolvidos em atos de pequenos delitos, como furtos, roubos ou vandalismo, com destruição do patrimônio publico ou privado.

O desempenho escolar desses jovens costuma ser regular ou deficitário; no entanto em hipótese, costuma se regular ou deficitário. Essas ações envolvem  maus tratos a irmãos, coleguinhas, animais de estimação, empregadas domésticas ou funcionários da escola.

Os pais na educação do filho

As consequências desses exageros podem ser vistas nos dias atuais, ao observarmos que uma grande parcela de pais age de forma excessivamente tolerante com seus filhos. São pais do “deixa pra lá ou que costumam passar a mão na   cabeça de seus rebentos ou diante de comportamentos francamente transgressores”. Tais pais costumam fingir que nada ocorreu, adotam uma postura de falso entendimento ou pior que isso, censuram os filhos de maneira tão débil que suas reprimidas e orientações quase não são obedecidas e executadas.

        Em função do sentimento de culpa que carregam por não acompanharem a vida dos filhos como deveriam, os pais cedem praticamente a todas as vontades deles e toleram quase tudo inclusive posturas intoleráveis.

        Cria-se assim, um ambiente familiar aparentemente harmônico, no qual a função mais importante para os pais é ser um ponto de referencia material e financeiro capaz de simular uma afetividade difícil de ser exercida.

        As consequências dessa renúncia dos pais aos seus papéis de educadores são, no mínimo, desastrosas, para não dizer explosivas. Resulta em filhos egocêntricos, sem qualquer noção de limite, totalmente despreparados para enfrentar os desafios e obstáculos inerentes a própria vida.

                        Pessoas que superaram o bullying

        Mas nem sempre a vida de tais pessoas representou um mar de rosas, durante a jornada estudantil muitos foram vítimas de bullying, mas felizmente superaram traumas e dificuldades, o ator Tom Cruise produto de cinema americano aos 7 anos foi diagnosticado como dislexo por uma psiquiatra de sua escola. Ele era um alvo fácil de ataques de bullying. Na fase da adolescência descobriu que tinha talento para a arte dramática, ser ator era sua vocação.

                                            Madonna

                Quando o mundo passava por mudanças expressivas em seus conceitos e o movimento Flower Power era símbolo da não violência e de repúdio a
guerra do Vietnã, Madona foi alvo de bulliyng por ser considerada estranha e adequada pelos colegas da escola.

                Outros personagens também conhecidos e David Beckan, Stevan         Sprelberg e Bill Clinton superaram a forma de bullying sofrido na escola.

                        Práticas de bullying no meio virtual

                Infelizmente, muitos avanços tecnológicos foram usados de maneira insensata e com finalidades muito pouco éticas.

                Os virtuais bullying utilizam, na sua prática, os mais atuais e modernos  instrumentos da internet e de outros avanços tecnológicos na área da         informação e da comunicação com o covarde intuito de constranger humilhar e maltratar suas vítimas.

                Os praticantes virtuais se utilizam de todas  as possibilidades que os recursos da moderna tecnologia lhes oferecem, you tube, Skype, twitter,         facebook, blogs etc, valendo se do anonimato.

                Os agressores normalmente criam um perfil falso, fazendo-se passar por outra pessoa ao adotar apelidos diversos para disseminar fofocas e intrigas.

                Quando as vítimas se deparam com toda essa gama de maldade         maquiavelicamente planejada e executada, seus nomes e imagens já se         encontraram divulgados em rede mundial. As consequências psicológicas para essas vítimas são incalculáveis e, muitas vezes chegam a atingir seus familiares ou amigos mais próximos.

                Os pais precisam estar muito atentos para perceber a utilização da internet. Eles costumam ver os filhos como vítimas e nunca como agressores,         no entanto são importantes que entendam que suas crianças podem assumir         esses dois papéis. Criar o ambiente de confiança é fundamental para o combate efetivo do ciberbullying

                                  Bibliografia

ABRAPIA

www.abrapia.org.br

www.bullying.com.br

Limites sem trauma: construindo cidadãos. Rio de Janeiro : Record, 2008

Mentes insaciáveis: anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Rio de Janeiro: e
diouro, 2005

Ana Beatriz Barbosa Silva Mentes perigosas nas escolas. Fontanar 2010. Rio de
Janeiro 


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