Bullying no contexto histórico educacional
Laura Angélica da silva Baldoíno
Angela Cristina Da
Silva Duarte
Cleida Maria Balbino Capeli
Eulina da Silva Castro
Introdução
O bullying é um fenômeno tão antigo quanto a própria instituição
denominada escola. O tema só começou a
ser abordado na década de 70 na Suécia, onde grande parte da sociedade
demonstrou preocupação com a violência entre estudantes e suas consequências no
âmbito escolar.
Pesquisa sobre o fenômeno
estima-se que de 5% a 35% das crianças em idade escolar estejam envolvidas em
condutas agressivas no ambiente educacional.
Nos Estados Unidos, o bullying é
motivo de grande tensão e interesse, uma vez que há o fenômeno cresce de forma
exponencial, aponto de os estudiosos no assunto o classificarem como um
conflito global.
No Brasil, as pesquisas e a
atenção voltadas ao tem a ainda se dão de forma incipiente, no período de 2002
foi direcionado aos alunos um questionário distribuídos com questões
pertinentes AP bullying o qual após análise apontaram que as agressões ocorrem
principalmente na própria sala de aula, durante o recreio e no portão das
escolas.
O bullying ocorre em todas as escolas, independentemente de sua
tradição, localização ou poder aquisitivo dos alunos. Pode-se afirmar que está
presente de forma democrática, em 100% das escolas em todo o mundo, públicas ou
particulares.
Formas de
bullying
Algumas atitudes podem se
configurar em formas diretas ou indiretas
de praticar o bullying:
Verbal
Insultar
Ofender
Xingar
Fazer gozações
Colocar apelidos pejorativos
Fazer piadas ofensivas
Físico e
Material
Bater
Chutar
Espancar
Empurrar
Ferir
Beliscar
Roubar, furtar ou destruir.
Atirar objetos contra as vítimas
Psicológico
e moral
Irritar
Humilhar
Isolar
Ignorar,
desprezar ou fazer pouco caso.
Discriminar
Perseguir
Sexual
Abusar
Violentar
Assediar
Insinuar
Este tipo de comportamento
desprezível costuma ocorrer entre meninos com meninas
e meninos com meninos.
Consequências psíquicas e
comportamentais do bullying
Sintomas Psicomáticos:
O s pacientes tendem a
apresentar diversos sintomas físicos entre os quais podemos destacar cefaleia (
dor de cabeça, cansaço crônico, insônia, dificuldades de concentração, náuseas,
enjoo, calafrios, tensão muscular, formigamentos).
Transtorno do pânico:
Dos casos clínicos
apresentados, transtorno do pânico e caracterizado pelo medo
intenso e influenciado,
que parece surgir do nada.
Transtorno de ansiedade
social:
A fobia social, também
conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente,
com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções ou de estar sendo
julgado e avaliado negativamente.
O fóbico social de hoje
pode ter o transtorno deflagrado em função das inúmeras
humilhações no seu passado
escolar, danos e sofrimentos que são capazes de se refletir por toda uma
existência.
Anorexia e Bulimia
Os transtornos
alimentares mais relevantes em nosso
contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosa, se caracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a
pessoa tem de engordar com grave distorção da sua imagem corporal.
Os protagonistas do
bullying Escolar
As vítimas 1.1
As vítimas típicas são
alunos que apresentam pouca habilidade de socialização. Em geral são tímidos ou
reservados, e não consegue reagir aos comportamentos provocadores e agressivos
dirigidos contra elas. Normalmente são mais frágeis fisicamente.
As Vítimas 1.2 ( No
Ambiente Escolar)
. No recreio,encontram-se
frequentemente isoladas do grupo ou perto de algum
adulto que possa
protegê-las : professor,inspetor os cantineiros etc.
. Na sala de aula,
apresentam postura retraída. Têm extrema dificuldade em perguntar algo ao
professor ou imitir sua opinião para os demais alunos. Deixam explicitas suas
inseguranças e ansiedades.
. Mostra- se comumente
tristes, deprimidas ou aflitas.
. Nos jogos ou atividades
em grupo, sempre são as últimas a serem escolhidas.
. Aos poucos vão se
desinteressando das atividades e tarefas escolares.
No Ambiente em Casa
. Frequentemente se
queixam de dores de cabeça, enjoo, dores de cabeça, enjoo, dor de estômago,
torturas, vômitos, perda de apetite, insônia.
. Mudanças frequentes e
intensas de estado de humor.
. Não respeita
hierarquias, como a diferença de idade ou de força física
entre seus familiares.
Agressores
Eles podem ser de ambos os
sexos. O agressor pode agir sozinho ou em grupo.
Os agressores apresentam
desde muito cedo, aversão ás normas, não aceitam serem
contrariados ou
frustrados, geralmente estão envolvidos em atos de pequenos delitos, como
furtos, roubos ou vandalismo, com destruição do patrimônio publico ou privado.
O desempenho escolar
desses jovens costuma ser regular ou deficitário; no entanto em hipótese,
costuma se regular ou deficitário. Essas ações envolvem maus tratos a irmãos, coleguinhas, animais de
estimação, empregadas domésticas ou funcionários da escola.
Os pais na educação do
filho
As consequências desses
exageros podem ser vistas nos dias atuais, ao observarmos que uma grande
parcela de pais age de forma excessivamente tolerante com seus filhos. São pais
do “deixa pra lá ou que costumam passar a mão na cabeça de seus rebentos ou diante de
comportamentos francamente transgressores”. Tais pais costumam fingir que nada
ocorreu, adotam uma postura de falso entendimento ou pior que isso, censuram os
filhos de maneira tão débil que suas reprimidas e orientações quase não são
obedecidas e executadas.
Em função do sentimento de culpa que
carregam por não acompanharem a vida dos filhos como deveriam, os pais cedem
praticamente a todas as vontades deles e toleram quase tudo inclusive posturas
intoleráveis.
Cria-se assim, um ambiente familiar
aparentemente harmônico, no qual a função mais importante para os pais é ser um
ponto de referencia material e financeiro capaz de simular uma afetividade
difícil de ser exercida.
As consequências dessa renúncia dos
pais aos seus papéis de educadores são, no mínimo, desastrosas, para não dizer
explosivas. Resulta em filhos egocêntricos, sem qualquer noção de limite,
totalmente despreparados para enfrentar os desafios e obstáculos inerentes a
própria vida.
Pessoas que superaram o
bullying
Mas nem sempre a vida de tais pessoas
representou um mar de rosas, durante a jornada estudantil muitos foram vítimas
de bullying, mas felizmente superaram traumas e dificuldades, o ator Tom Cruise
produto de cinema americano aos 7 anos foi diagnosticado como dislexo por uma
psiquiatra de sua escola. Ele era um alvo fácil de ataques de bullying. Na fase
da adolescência descobriu que tinha talento para a arte dramática, ser ator era
sua vocação.
Madonna
Quando o mundo passava por
mudanças expressivas em seus conceitos e o movimento Flower Power era símbolo
da não violência e de repúdio a
guerra do Vietnã, Madona
foi alvo de bulliyng por ser considerada estranha e adequada pelos colegas da
escola.
Outros personagens também
conhecidos e David Beckan, Stevan
Sprelberg e Bill Clinton superaram a forma de bullying sofrido na
escola.
Práticas de bullying no
meio virtual
Infelizmente, muitos avanços
tecnológicos foram usados de maneira insensata e com finalidades muito pouco
éticas.
Os virtuais bullying utilizam,
na sua prática, os mais atuais e modernos
instrumentos da internet e de outros avanços tecnológicos na área
da informação e da comunicação com
o covarde intuito de constranger humilhar e maltratar suas vítimas.
Os praticantes virtuais se utilizam
de todas as possibilidades que os
recursos da moderna tecnologia lhes oferecem, you tube, Skype, twitter, facebook, blogs etc, valendo se do
anonimato.
Os agressores normalmente criam
um perfil falso, fazendo-se passar por outra pessoa ao adotar apelidos diversos
para disseminar fofocas e intrigas.
Quando as vítimas se deparam
com toda essa gama de maldade
maquiavelicamente planejada e executada, seus nomes e imagens já se encontraram divulgados em rede
mundial. As consequências psicológicas para essas vítimas são incalculáveis e,
muitas vezes chegam a atingir seus familiares ou amigos mais próximos.
Os pais precisam estar muito
atentos para perceber a utilização da internet. Eles costumam ver os filhos
como vítimas e nunca como agressores,
no entanto são importantes que entendam que suas crianças podem assumir esses dois papéis. Criar o ambiente de
confiança é fundamental para o combate efetivo do ciberbullying
Bibliografia
ABRAPIA
www.abrapia.org.br
www.bullying.com.br
Limites sem trauma:
construindo cidadãos. Rio de Janeiro : Record, 2008
Mentes insaciáveis:
anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Rio de Janeiro: e
diouro, 2005
Ana Beatriz Barbosa Silva
Mentes perigosas nas escolas. Fontanar 2010. Rio de
Janeiro
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