quinta-feira, 25 de julho de 2013

Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico
Você, diretor, pode usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de professores. Alguns pontos a analisar são:
1. Gestão de materiais e suprimentos
O coordenador tem:
  • Computador. Com quantas pessoas ele compartilha.
  • Acesso à internet.
  • Livros de formação e obras literárias à disposição. 
  • Exemplares dos livros didáticos e paradidáticos adotados na escola.
  • Outros livros didáticos e paradidáticos. 
  • Materiais de consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora, DVD e televisor). 
2. Gestão do espaço
  • O coordenador tem sala própria? 
  • Onde se localiza?
  • Como é mobiliada?
  • Onde guarda seu material?
  • O espaço é compartilhado com quantas pessoas?
  • Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno e blog. 
  • Pode sugerir alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.
3. Gestão do tempo
O coordenador tem horários reservados para:
  • A formação própria.
  • Participar de cursos externos de capacitação.
  • Circular pelos espaços da escola.
  • Visitar as classes e fazer observação de sala de aula.
  • Planejar ações institucionais. 
  • Planejar reuniões pedagógicas.
  • Reunir-se coletiva e individualmente com os docentes. 
  • Atender pais com dúvidas sobre a aprendizagem. 
  • Reunir-se com o diretor com regularidade. 
  • Esses horários são respeitados. 
4. Gestão da aprendizagem
O coordenador tem condições de acompanhar:
  • O planejamento dos professores.
  • O desenvolvimento de algumas atividades nas classes.
  • Os resultados de avaliações internas e externas.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais. 
Tem acesso:
  • Ao projeto político-pedagógico. 
  • Ao regimento interno.
  • Às fichas de matrícula. 
  • Tem apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na flexibilização das aulas? 
5. Gestão de equipe
  • O coordenador tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
  • Está legitimado pela equipe como o parceiro mais experiente? 
6. Gestão financeira e administrativa
  • O coordenador pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos? 
  • Tem apoio para organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP? 
7. Gestão da comunidade
  • O coordenador participa das reuniões de pais, do planejamento à realização?
  • Pode sugerir e participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar? 


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