Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico
Você, diretor, pode
usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador
pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de
professores. Alguns pontos a analisar são:
1. Gestão de materiais e suprimentos
O coordenador tem:
- Computador. Com quantas pessoas
ele compartilha.
- Acesso à internet.
- Livros de formação e obras
literárias à disposição.
- Exemplares dos livros
didáticos e paradidáticos adotados na escola.
- Outros livros didáticos e
paradidáticos.
- Materiais de consumo
(canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora,
DVD e televisor).
2. Gestão do espaço
- O coordenador tem sala
própria?
- Onde se localiza?
- Como é mobiliada?
- Onde guarda seu material?
- O espaço é compartilhado com
quantas pessoas?
- Tem liberdade para
interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno
e blog.
- Pode sugerir alterações na
configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.
3. Gestão do tempo
O coordenador tem
horários reservados para:
- A formação própria.
- Participar de cursos
externos de capacitação.
- Circular pelos espaços da
escola.
- Visitar as classes e fazer
observação de sala de aula.
- Planejar ações
institucionais.
- Planejar reuniões
pedagógicas.
- Reunir-se coletiva e
individualmente com os docentes.
- Atender pais com dúvidas
sobre a aprendizagem.
- Reunir-se com o diretor com
regularidade.
- Esses horários são
respeitados.
4. Gestão da aprendizagem
O coordenador tem
condições de acompanhar:
- O planejamento dos
professores.
- O desenvolvimento de algumas
atividades nas classes.
- Os resultados de avaliações
internas e externas.
- Os Parâmetros Curriculares
Nacionais e propostas curriculares locais.
Tem acesso:
- Ao projeto político-pedagógico.
- Ao regimento interno.
- Às fichas de
matrícula.
- Tem apoio do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na
flexibilização das aulas?
5. Gestão de equipe
- O coordenador tem assegurado
o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
- Está legitimado pela equipe
como o parceiro mais experiente?
6. Gestão financeira e administrativa
- O coordenador pode opinar
sobre a compra dos materiais pedagógicos?
- Tem apoio para organizar e
realizar eventos e passeios relacionados com o PPP?
7. Gestão da comunidade
- O coordenador participa das
reuniões de pais, do planejamento à realização?
- Pode sugerir e participar da
organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário